16 de novembro de 2017

Diferenças entre Raio, Relâmpago e Trovão




Você sabe distinguir esses três fenômenos naturais? Você sabia que são fenômenos diferentes? Qual a ordem que eles acontecem? Esse tipo de assunto sempre gera duvidas e curiosidades. Muitas pessoas sabem o que são mas não como explica-los. Mas vamos entender o que são cada um deles.

1º - O Raio


Sempre que houver diferença de potências entre grandes nuvens ou nuvens e terras, corre o risco surgir descargas elétricas. E o Raio é exatamente isso, uma descarga elétrica! 

Existem correntes dentro da nuvem chamadas convecção, que são movimentos de ar em diferentes temperaturas. Essas correntes de ar, muitas vezes, geram colisões entre o granizo (na parte superior da nuvem que carregam cargas positivas) com os cristais que se eletrizam dentro da nuvem (com carga negativa). Caso essas colisões reproduzirem uma grande eletrização, é capaz de criar uma atração/ação com a carga positiva da terra, gerando um campo elétrico. Se a diferença de carga for enorme e o campo for árduo/intenso, existe uma grande chance de acontecer uma descarga elétrica de 10 à 30 mil volts, ultrapassando a capacidade isolante.

2º - O Relâmpago


Sempre que existir a liberação de energia do Raio e a ionização no ar, a carga se transformará em luz. 
O relâmpago é o clarão que vemos e é a forma que podemos enxergar um Raio.

3º - O Trovão


Algumas vezes, a descarga do Raio é tão intensa e forte, que ela acaba deslocando e aquecendo o ar ou os gases por onde ele atravessa, como o aquecimento é muito rápido, a energia acaba gerando grandes "explosões". E realmente, aquela "explosão" que nós ouvimos após o aparecimento de um Relâmpago é um Trovão.


Pronto!


Essa é uma das maneiras mais simples de explicar e entender esse belo e incrível fenômeno natural. E se você tinha duvidas ou não sabia como funcionava, não há mistérios! 
Primeiro vem o raio (a energia), depois o relâmpago (o brilho) e por final, o trovão (a "explosão").

Curiosidades


Você sabia que a temperatura de Raio chega a ultrapassar 5 vezes a superfície solar? - São 30 mil graus célsius!!! 🌞

E você sabia que pode descobrir a distancia de um Raio? - Assim que você ver o Relâmpago, conte até ouvir o som do trovão. Após ouvir, pare a contagem e divida por 3 . Pronto, você vai descobrir a distancia em KM. (se o tempo não passar de 3 segundos cuidado que o bicho tá perto de você! haha)

Curtiu? Compartilhe e comente, dê sugestões de pauta para novas postagens!



 A Árvore

Já viu este? Você vai curtir!
Árvore - Importância e Curiosidades

3 comentários: